Dados do último trimestre de 2024 antecipam o que veremos em 2025: consumidores mais estratégicos, que optam por combinar diferentes canais de compras para manter a diversidade de categorias no carrinho, mesmo com o aumento nos preços.
Esse crescimento é impulsionado pela adaptabilidade do atacarejo, já que além da contribuição ao crescimento de 5% nas missões maiores – que já eram fortaleza do canal -, agora atende também a produtos premium e missões menores (+2%).
Entre os consumidores de atacarejo, 42,8% do valor gasto ocorre nos primeiros 10 dias do mês, indicando uma tendência de compras mais planejadas.
Além disso, os consumidores que compram online estão mais propensos a experimentar novos produtos e a pagar mais pela comodidade. Em produtos premium, por exemplo, os consumidores de e-commerce estão dispostos a gastar, em média, o dobro do valor gasto em outros canais.
Maior Fragmentação nas Compras nos Varejistas
As classes D e E, com menor poder aquisitivo, são um exemplo claro dessa mudança de comportamento. Entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, houve um aumento de 11% no número de canais de venda visitados por essas classes, mas uma queda de 9% no volume por viagem, evidenciando a busca por equilíbrio no orçamento.Atacarejo em Expansão
Apesar da fragmentação das compras, o atacarejo se destaca como o canal preferido dos brasileiros. Sua penetração no médio prazo (último trimestre de 2023 até o final de 2024) cresceu 12 pontos percentuais, representando um aumento de 6,9 milhões de novos compradores.Esse crescimento é impulsionado pela adaptabilidade do atacarejo, já que além da contribuição ao crescimento de 5% nas missões maiores – que já eram fortaleza do canal -, agora atende também a produtos premium e missões menores (+2%).
Entre os consumidores de atacarejo, 42,8% do valor gasto ocorre nos primeiros 10 dias do mês, indicando uma tendência de compras mais planejadas.
E-commerce: Crescimento Constante e Oportunidades
O e-commerce continua sua trajetória de crescimento acelerado, com destaque para o WhatsApp, que alcançou uma penetração de 16% em 2024. As categorias com maior aumento de penetração no e-commerce incluem bebidas (+3 p.p.), higiene e beleza (+1 p.p.) e comida para animais de estimação (+1 p.p.).Além disso, os consumidores que compram online estão mais propensos a experimentar novos produtos e a pagar mais pela comodidade. Em produtos premium, por exemplo, os consumidores de e-commerce estão dispostos a gastar, em média, o dobro do valor gasto em outros canais.