Recentemente, o framework Meaningful Different and Salient – Significativa, Diferente e Saliente – ou MDS, da Kantar foi certificado pelo Marketing Accountability Standards Board (MASB), conselho privado independente que define padrões para medição e responsabilidade de marketing.
O Marketing Metric Accountability Protocol do MASB é um processo formal, reconhecido pela indústria, para conectar atividades e métricas de marketing ao desempenho financeiro. Isto significa que o nosso framework MDS é verificado de forma independente para entregar resultados comerciais e identificar medidas de crescimento do valor da marca a longo prazo.
Segundo Jane Ostler, vice-presidente executiva de Solutions Marketing eThought Leadership, o painel do MASB ficou particularmente impressionado com a qualidade do nosso trabalho de validação e a sua ligação ao Blueprint for Brand Growth, o framework baseado em evidências da Kantar para o crescimento da marca.
"Esta avaliação atualizada documenta a contínua evolução do Kantar MDS Framework na ligação de métricas de marketing a resultados monetários”, afirmou Frank Findley, diretor executivo do MASB. “O framework atualizado incorpora métricas como poder de demanda, poder de preço, poder de ativação e poder futuro, que estendem a utilidade do framework além das dimensões originais de poder, premium e potencial. As ligações destas métricas com o market share, preço premium, penetração, crescimento de receitas, valor financeiro da marca e preço das ações foram todas demonstradas."
Para Jane, essa certificação reforça o verdadeiro poder da marca. “CEOs progressistas sabem que o valor da marca impulsiona o crescimento hoje e amanhã, e os nossos dados fornecem insights sobre onde as marcas podem adotar uma mentalidade de ‘em constante melhoria’", disse.
O que é o framework Meaningful Different and Salient?
Organizações que investem no valor da sua marca apresentam resultados melhores para os acionistas, são mais resilientes em tempos de crise e superam consistentemente índices como o MSCI World Index e o S&P 500 a longo prazo.
Esta ligação clara entre a força da marca e os retornos para os acionistas não pode ser ignorada num cenário econômico competitivo. No entanto, menos de um terço das organizações utiliza métricas de valor da marca.
O Framework MDS da Kantar preenche essa lacuna, medindo o valor do capital acumulado da marca nas mentes dos consumidores: o seu impacto na penetração e no market share, na disposição a pagar e no potencial de crescimento futuro. É este framework que sustenta a abordagem da Kantar para moldar o futuro das marcas.
Aplicável a qualquer marca, em qualquer lugar, o MDS compreende sete métricas: significado, diferença, saliência, poder de demanda, poder de preço, poder de ativação e poder futuro. Juntas, estas métricas quantificam a predisposição dos consumidores em relação a uma marca e podem ser usadas para explicar o seu impacto na justificação de um preço premium, na captação de penetração e volume e no aumento da probabilidade de crescimento de receitas.