Almoçar fora pesa mais no bolso e transforma rotina de consumo dos brasileiros

Almoçar fora
Artigo

Brasileiros passam por mudanças nos hábitos alimentares com avanço de refeições rápidas dentro no lar

Preço médio do almoço em restaurantes no Brasil sobe em 2025 

O custo médio do almoço fora de casa no Brasil subiu 22,1% no primeiro trimestre de 2025, alcançando R$ 35,40 por ocasião. Essa alta impactou diretamente os hábitos alimentares dos brasileiros, resultando em uma queda de 2,7% nas refeições fora do lar e um aumento de 1,5% nas refeições feitas em casa.  

O almoço se destaca como um momento-chave para entender essas mudanças. Com o avanço do trabalho presencial, muitos consumidores voltaram a almoçar fora, mas com escolhas mais seletivas. O tradicional PF (prato feito) continua sendo uma das opções mais populares, motivado por fatores como saciedade e hábito. Nesse contexto, o consumo de carne bovina cresceu 19,3 pontos percentuais, refletindo a preferência por refeições mais completas, mesmo diante do aumento de preços. 

Mudanças nos hábitos alimentares no Brasil 

Dentro dos lares, a busca por praticidade na alimentação também aumentou. As ocasiões com pratos e lanches prontos subiram 1 ponto percentual, enquanto as refeições com tempo de preparo de até 30 minutos aumentaram 5,7 p.p.. Carnes bovinas e frango também ganharam espaço, com crescimento de 0,6 p.p. cada, reforçando a valorização das proteínas tradicionais no dia a dia.  

O estudo também aponta uma desaceleração no crescimento do consumo fora de casa. Em 2024, o aumento foi de quase 26% em relação ao ano anterior. Já em 2025, esse crescimento caiu para 13,5%. 

O estudo Consumer Insights da Worldpanel traz um panorama trimestral das cestas do consumo massivo do brasileiro. Fale com nossos especialistas para saber como ter acesso à essas informações transformadoras para o seu negócio.  
 
Entre em contato