As bebidas energéticas registraram um crescimento significativo no consumo entre os brasileiros no último ano. Até setembro de 2024, a categoria conquistou 22 milhões de novos domicílios, atingindo 38% dos lares brasileiros.
Impacto do preço e volume de compra
Apesar do aumento de preço de 4% em comparação ao período anterior, os consumidores continuam comprando mais. O volume por viagem aumentou 3%, impulsionado por todas as classes sociais, especialmente as classes AB com mais de 40 anos.
Preferências de embalagem e canais de venda
Latas acima de 400 ml e garrafas PET de 1,5L a 2L ganharam destaque, contribuindo para o aumento do volume por viagem. Hipermercados e atacarejos nas regiões Sudeste e Norte + Nordeste foram os principais pontos de compra.
Consumo fora de casa
Fora de casa, a categoria atraiu cerca de 9 milhões de novos compradores, com uma média de 2,6 compras por ano. Energéticos agora atingem 22% dos brasileiros fora do lar, com destaque para as classes C/DE, de até 29 anos, que representam 40% dos consumidores OOH (out of home). Canais de impulso, ambulantes e hipermercados/supermercados são os principais pontos de venda, especialmente nas regiões Grande RJ e metropolitanas do Sul.